Edson de Godoy Bueno nasceu em 22 de agosto de 1943, no município de Guarantã, pequena cidade localizada às margens da Ferrovia Noroeste -interior do Estado São Paulo. Filho de uma família bastante humilde, perdeu o pai cedo e foi graças ao esforço e ao empenho da mãe que, apesar de repetir quatro vezes o primário, continuou na escola, enquanto dividia o tempo entre o estudo, a brincadeira e o trabalho com engraxate.
Inspirado no único médico da cidade, tornou-se um bom estudante e conseguiu ir para o Rio de Janeiro cursar medicina, na Faculdade Nacional de Medicina da Praia Vermelha (atual UFRJ). Após morar durante toda a faculdade com mais 9 estudantes em um conjugado de 30m2, Edson formou-se em 1971, especializando-se em cirurgia geral.
No final da década de 60, ainda como residente, foi trabalhar numa pequena casa de saúde, em Duque de Caxias, município vizinho ao Rio de Janeiro. Afundada em dívidas, a pequena clínica teve dificuldades de pagar seus funcionários. Edson viu ali sua primeira grande oportunidade e tornou-se sócio daquele pequeno hospital falido. Com medidas simples, Edson transformou o perfil da clínica, que passou a fazer dez vezes mais partos por mês do que « fazia anteriormente. Em menos de uma década, ele tornou-se dono de 70% do mercado local, não apenas em obstetrícia, como também em pediatria e clínica geral adulta.
Em 1978, Edson decidiu reunir o conhecimento de administração hospitalar que possuía para criar um plano de saúde voltado para a classe média carioca, extremamente crítica e exigente. Nascia a Amil, empreitada que exigiu de Edson um grande preparo e estudo. Após uma pós-graduação na PUC-Rio, Edson foi estudar na Harvard Business School, em Boston, pós-graduação que o leva a se reunir, todo ano, com ex-colegas da Universidade de Harvard, em diferentes países.
Com medidas simples como a disponibilidade ilimitada de consultas e exames, a distribuição por toda a cidade de agências de atendimento e o teleatendimento 24 horas, a Amil ficou conhecida como um plano de saúde inovador. 0 grande investimento em marketing e uma estratégia de confronto, a Amil consolidou-se no Rio, cresceu mais tarde para São Paulo e ao longo dos anos 1990, tornou-se o maior grupo de medicina privada brasileiro.
Em outubro de 2007, a Amilpar abriu capital na bolsa e este ano completa 30 anos atendendo a mais de 2,84 milhões de beneficiários e oferecendo a mais completa rede credenciada do país. Com aproximadamente 2.100 hospitais, 32 mil consultórios e clínicas médicas e 5.900 laboratórios e centros de diagnóstico de imagens (*), Edson orgulha-se da missão da empresa de garantir o acesso à medicina de alta tecnologia e qualidade a uma grande parcela da população.
0 comentários:
Postar um comentário