sexta-feira, 9 de março de 2012

HP – Bill Hewlett e Dave Packard

hp logo

A vida da Hewlett-Packard conta uma história de trabalho duro e determinação de propósitos. Tudo começou em 1938 quando os americanos Bill Hewlett e Dave Packard, dois estudantes da universidade de Stanford, investiram US$ 538 para montar uma garagem, no subúrbio da cidade de Palo Alto, Califórnia. Tratava-se de um recinto pequeno, mas que serviu para Hewlett e Packard mostrarem ao mundo sua capacidade. O primeiro produto criado pela dupla foi um oscilador de áudio, batizado de HP 200A, instrumento muito usado por engenheiros para testar equipamentos de som. Esse produto representou uma ruptura da tecnologia em tamanho, preço e desempenho. Um de seus primeiros clientes foi o Walt Disney Studios que adquiriu 8 destes osciladores para desenvolver e testar o som para o filme de animação “Fantasia”. Com o sucesso do primeiro produto, ambos resolveram, em 1939, fundar a Hewlett-Packard Company. O nome da nova empresa foi decidido na moeda, com o sobrenome de Hewlett na frente.
A garagem da dupla Hewlett e Packard é tida por alguns não só como o local de início da HP, mas também como o lugar que deu origem, efetivamente, ao Vale do Silício (Sillicon Valley), nome dado à concentração de empresas de tecnologia que se instalaram ao sul de São Francisco, onde está localizada, entre outras, a cidade de Palo Alto. Entre as muitas empresas que tiveram início na região, tem-se: Apple, Google, AMD, Intel, Yahoo!, Symantec e NVIDIA.
Em 1940, a medida que a HP crescia, Dave e Bill criaram um estilo de gerência denominado “Política de Portas Abertas”. Ambientes abertos e escritórios executivos sem portas constituíam a política integral para o ambiente de trabalho da empresa na época. A intenção era assegurar que todos os funcionários, independente do cargo que ocupasse, percebessem que os gerentes estavam disponíveis, abertos e receptivos, gerando a confiança e a compreensão mútua.  Em 1942 iniciaram a construção do seu primeiro prédio próprio em Palo Alto. Um dado curioso é que a HP planejou o prédio de forma que pudesse se transformar em uma mercearia caso a empresa fracassasse.
Na época da II Guerra Mundial a HP era especialista em geradores de sinal. Em 1943, a companhia estava profundamente envolvida com a produção de guerra e seus 100 funcionários geravam, anualmente, instrumentos no valor de US$ 1 milhão. Durante os anos do conflito a HP foi agraciada com o prêmio “E” for Efficiency, da Marinha e do Exército, em quatro diferentes ocasiões. Em 1947, a empresa passou a ser uma corporação e outros produtos foram sendo desenvolvidos para atender às necessidades da economia do pós-guerra. A partir da década de 50, seus contadores de freqüência e produtos relacionados, faturaram bilhões de dólares impulsionando a empresa rumo ao crescimento – não apenas em gabaritos mensuráveis como linha de produtos e total de vendas, mas também em estatura e reputação entre milhares de clientes ao redor do mundo.
Em 1958 a HP adquiriu sua primeira empresa, a californiana F.L. Moseley de Pasadena, produtora de plotters, ingressando assim no mercado de impressão. No mesmo ano criou a estrutura de divisões, com contabilidade independente de lucros e prejuízos, onde cada grupo de produto se torna uma organização auto-sustentável. Além disso, para continuar ágil, qualquer grupo que crescesse até 1.500 pessoas era dividido e transformado em um novo centro de resultados. A autonomia favorecia a motivação individual, a iniciativa, a criatividade e oferecia aos funcionários a oportunidade de trabalhar com um alto grau de liberdade na realização de metas e objetivos comuns.
Durante toda a sua história, a companhia cresceu sem incidir em pesados endividamentos. Sua política tem sido reverter os lucros para alimentar o crescimento contínuo e manter sua sólida posição competitiva. No início da década de 60, visando uma expansão internacional, estabeleceu na Europa um departamento de vendas em Genebra, Suíça, e uma fábrica em Boeblingen, Alemanha. Também ingressou no mercado asiático, em 1963, quando fez uma joint-venture com uma empresa japonesa. A relação da HP com o Brasil começou na viagem de David Packard em 1964 ao país. Neste ano, Packard fez uma viagem de volta ao mundo e pousou em nosso território pela primeira vez.  Em 1967, a HP abriu seu primeiro escritório no país para a venda da sua linha de instrumentação eletrônica (teste e medição).
A década de 60 também marcou a entrada da HP no ramo da informática. Em 1966 o laboratório HP foi estabelecido como o recurso central de pesquisa da empresa e iniciou uma longa história como um dos principais centros de pesquisa comercial do mundo. Nesse ano lançou seu primeiro computador, o HP 2116. O primeiro exemplar foi instalado a bordo de uma embarcação de pesquisa, durando mais de 10 anos em uma ambiente de clima hostil. A partir deste momento e nas décadas seguintes, a empresa fez inúmeros lançamentos de produtos inovadores, como: calculadoras, de mesa e de mão, computadores, impressoras, entre outros produtos. Em 1980 a empresa fez história ao lançar seu primeiro computador pessoal, o HP-85, e a primeira impressora a laser.
Em 1989, a empresa comemorou seu 50º aniversário. A garagem onde Bill Hewlett e Dave Packard iniciaram seus negócios foi designada local histórico do estado da Califórnia. Em 2000, a HP comprou a garagem e a casa anexada a ela, por entender a importância do lugar. A empresa restaurou os recintos para deixá-los semelhantes à época de Bill Hewlett e Dave Packard. Com o reconhecimento do governo americano, a HP foi recompensada por dar valor à sua própria história.
Em maio de 2002, para driblar a crise e reduzir custos, a HP e a Compaq concluíram aquela que é tida como a maior fusão do mercado de tecnologia já realizada no mundo. A fusão deixou a HP com um patrimônio avaliado em US$ 87 bilhões, tornando-se, ao lado da Dell e da IBM, uma das maiores empresas de computadores pessoais do planeta. Após a fusão, sua estrutura organizacional foi dividida em quatro linhas de negócios: infra-estrutura em TI, serviços, dispositivos de acesso e, por último, imagem e impressão. Um ano depois, mesmo com o pessimismo da maior parte dos analistas, a nova HP contabilizou uma economia global de US$ 3,5 bilhões, 40% acima das estimativas feitas na época da compra da Compaq, que previam uma redução de US$ 2,5 bilhões.
A HP Brasil é hoje uma companhia que desenvolve novos padrões e conceitos em tecnologia da informação. A empresa possui uma cobertura de serviços nacional e conta com cerca de 25.000 canais e 2.000 pontos de venda para seus produtos de consumo.  Com foco nas necessidades dos seus clientes, a HP Brasil tem um dos maiores portfólios do mercado, que vai desde uma câmera digital, comercializada com impressora fotográfica e papéis especiais, até um servidor que já vem com software pré-instalado e serviços técnicos e de consultoria.
Hoje a HP está consolidada no mercado como uma das maiores fabricantes de impressoras jato de inta, laser monocromáticas e coloridas, multifuncionais, scanners e servidores de impressão. A empresa também mantém uma respeitável linha de negócios, que abrange: sistemas completos de armazenamento em disco e OpenSANs (Storage Area Networks), softwares de gerenciamento de redes e sistemas, computadores pessoais, laptops e Pocket PCs. Presente em mais de 170 países, somente a marca HP está avaliada em US$ 22,19 bilhões, ocupando a posição de número 12 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. Não se duvida que, enquanto a indústria eletrônica crescer em estatura e importância, a HP avançará sempre mais no desenvolvimento de tecnologias de ponta.
Empresa: HP
Site: www.hp.com
Contato: através do site
Ramo de atividade: computadores e eletrônicos
Funcionários: 156 mil
Faturamento: US$ 104,3 bilhões

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | fantastic sams coupons