sexta-feira, 9 de março de 2012

História de Sucesso - Restaurante Beco do Alemão

Hans Riedel do Beco do Alemão
Restaurante Beco do Alemão é um dos pontos mais tradicionais da Barra da Tijuca, construído a partir de muito trabalho, amor e visão de futuro.
A história do Restaurante Beco do Alemão, localizado na Barra da Tijuca, é uma história de empreendedorismo do proprietário, Hans Riedel, que deve servir de exemplo para muitos que têm o sonho de conquistar o próprio negócio. O alemão natural da cidade de Sommerfeld, Hans Joachim Riedel, 81 anos, chegou ao Brasil em 1952 contratado pela Mercedes Bens, quando estabeleceu-se definitivamente em terras brasileiras. Mas ele não queria ficar limitado à fábrica de automóveis.
Determinado, comprou um posto de gasolina na Barra da Tijuca 26 anos depois de fixado no Rio de Janeiro.


No posto havia uma pequena lanchonete que, com o passar do tempo teve a clientela aumentada, fruto de muito trabalho da família. Com isso, em 1980 surgiu o tradicional Beco do Alemão, construído, tijolo por tijolo por Hans, apoiado pela esposa dona Irmã, sua companheira de empreendedorismo.


A princípio, no Beco do Alemão servia-se café da manhã, chope e petiscos. Depois, optou-se pela gastronomia a peso, uma inovação na época que, em seguida, foi copiada por inúmeros restaurantes. O serviço foi escolhido porque atendia maior gama de clientes. No entanto, a preocupação com a saúde dos fregueses sempre foi uma constante: "Somos o que comemos, nossa gastronomia está sempre se aprimorando. Saúde não é dádiva é conquista", não se cansa de repetir o proprietário do Beco do Alemão, Hans Riedel.


Sistema de buffet a quilo, a la carte e sobremesas variadas
Cada dia da semana é oferecido um cardápio diferente, fora o serviço de buffet a quilo. Às segundas-feiras, cozinha árabe; às terças, alemã; às quartas, frutos do mar; às quintas, comida mineira; às sextas, bacalhau; aos sábados, feijoada e aos domingos, o tradicional cozido. Em cada dia são oferecidos oito pratos diferentes de cada culinária.


Diariamente são servidos no sitema a quilo: massas, gratinados, escalopinhos, peixes, arroz, diversos tipos de feijão, legumes, frangos, filé mignon suíno, batatas diversas, 16 tipos de saladas, além de sushi (à noite) e um masseiro que prepara a massa de preferência do cliente à noite.


As sobremesas são um capítulo à parte: brownies, quindões, pudim de leite condensado (além da versão diet), tortas de limão, maçã, morango e coco, sorvetes diversos além dos tradicionais doces alemães, apfelstrudel e torta alemã. No serviço de bar são servidos os seguintes pratos principais: alemão na pedra, picanha na pedra, curry wurst, pizzas, sanduíches, diversos tipos de salsicha alemã, pastéis e croquetes.


Uma grande família
O fato é que, passados 27 anos, a visão do restaurante permanece a mesma. A preocupação com a qualidade das refeições e seu preparo diário com ingredientes frescos diferencia o Beco do Alemão dos demais estabelecimentos da região. Para auxiliar Hans Riedel no comando do restaurante a filha, íris Riedel Witthoeft é seu braço direito há dois anos e meio. Ela está à frente da área de produção, atuando desde as compras à escolha do cardápio, muitas vezes, inclusive no preparo.Também é responsável pelo bom atendimento dos clientes.


Mas os funcionários também são a pérola do Beco do Alemão. A família Riedel investe muito nos colaboradores (cerca de 90), com um trabalho diário fundamentado na alegria e bem-estar dos mesmos. Foram contratados gerentes e pessoal de atendimento qualificadíssimos (alguns vieram de empresas como a Varig).


As datas de aniversário de cada um são comemoradas mensalmente, com festa e presentes. "Os funcionários são incentivados a coletar embalagens de alumínios usadas no restaurante para reciclagem. Com o dinheiro arrecadado promovem festa mensal para os aniversariantes e com o excedente parte é dividida entre os aniversariantes e parte é destinada à grande festa de final de ano. 


Mensalmente os funcionários aguardam por esta grande confraternização, resultado de um grande esforço coletivo", comenta Ane Elisabeth Horst, responsável pelo Marketing do Beco. Para o proprietário, o sucesso do restaurante se deve ao fato de eles fazerem aquilo que gostam: "Quando se faz o que se gosta, não se percebe nem o passar das horas", avalia Hans, que trabalha diariamente no Beco do Alemão, cerca de 15 horas.


A excelência no atendimento é um dos fatores que fidelizou clientes que freqüentam o local há quase 30 anos, acompanhando mudanças e se tornando amigos da família Riedel. Clientes estes que são prestigiados sempre. Todos são convidados a se cadastrarem e recebem um cartão preferencial do restaurante e a cada R$ 400 consumidos acumulam R$ 20 de bônus que podem ser utilizados no almoço ou no jantar.


A família Riedel é uma grande incentivadora da arte. O local também costuma ser palco de diversas palestras dadas por empresas, associações, além de servir para exposição de obras de artes de artistas. A cada mês um tem a oportunidade de mostrar seu trabalho aos clientes da casa. O primeiro artista a expor sua obra foi o funcionário do Beco do Alemão, o eletricista Luiz Antonio dos Santos Matias. Neste mês de junho a artista plástica Denise Fernando está expondo suas telas no restaurante. Por tudo isso que o Beco do Alemão, vale ressaltar, é um dos melhores exemplos a seguir.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | fantastic sams coupons