O convite para abrir o negócio de impressão de camisetas e adesivos em casa surgiu de um amigo de Arnaldo Mariano, sócio e irmão de Lourival. Voltando do trabalho, dentro de um ônibus, o plano foi traçado: Arnaldo faria a compra dos equipamentos e materiais, seu amigo como já era experiente entraria com a mão de obra e Lourival faria os desenhos, pois na época trabalhava como desenhista mecânico na SID informática. Em julho de 1989 estava nascendo mais uma empresa de garagem. A produção era feita nos fins de semana e as primeiras vendas eram de camisetas para amigos da faculdade e nas empresas onde os sócios trabalhavam. Lourival Mariano, aproveitava as duas horas de almoço disponíveis, para vender os adesivos em lojas de som e centros automotivos.
Lourival largou o emprego para se dedicar em tempo integral ao seu empreendimento e em 1990 a Petink já existia legalmente. Trabalhava dia e noite, mas nada de dinheiro. A concorrência com empresas de grande porte dificultava a expansão do negócio, pois como eram muito bem equipadas tinham grandes vantagens sobre a recém-nascida Petink: mais qualidade, melhores preços e velocidade de entrega. Parecia que não restava uma saída para a empresa. Seus administradores desperdiçavam muita energia sem retorno, devido a uma série de motivos que só seriam identificados mais tarde: falta de conhecimento do mercado e ausência de planejamento e foco bem definidos.
O divisor de águas na vida da Petink Serigráfica se deu quando Lourival partiu para o crescimento pessoal e profissional, numa longa jornada de estudos. “Se havia pessoas que trabalhavam com o mesmo produto e tinham sucesso, então eu também iria ter”, dizia. Sua trajetória teve início em novembro de 1997 quando procurou o SEBRAE para se profissionalizar e reciclar suas idéias. Com o conhecimento adquirido, percebeu que precisava realmente profissionalizar a empresa, torná-la competitiva, conhecida e respeitada. Os vinte e um treinamentos – planejamento, comportamento, informática, inglês, etc, pelos quais o empresário passou, ajudaram muito no crescimento e aprimoramento da empresa.
Depois da sala de aula chegou a hora de tomar algumas medidas de extrema importância: reuniões mensais com os funcionários para apresentar o andamento dos projetos, proporcionando a eles a participação na tomada de decisões; profissionalização da equipe com cursos dentro e fora da empresa; premiações para o funcionário do mês; e uma ideia que gerou e ainda gera muitos resultados positivos: 0,5% do valor total das vendas são destinados para que os funcionários decidam o que fazer com este dinheiro, proporcionando bem estar e motivação dentro do trabalho. Os resultados foram os melhores possíveis. Em pouco tempo os funcionários vestiram a camisa da empresa e até hoje estão todos comprometidos com a qualidade, mais motivados e se sentem parte de toda esta mudança.
Em 1999, através da elaboração de um Plano de Negócios, a Petink conseguiu um financiamento que viabilizou a compra de novos equipamentos, proporcionando a ascensão da empresa e a especialização em impressões de grande formato. Com estes equipamentos o sonho de Lourival e seus sócios começava a se concretizar. A velocidade de produção e a qualidade melhoraram consideravelmente. A Petink já era uma empresa competitiva no segmento serigráfico, produzindo banners, faixas, adesivos promocionais e displays para ponto de venda pelo processo ultra violeta de impressão.
Com um objetivo ambicioso traçado, transformar a Petink na melhor e mais confiável empresa do mercado serigráfico nacional e uma organização modelo, algumas políticas foram adotadas para diferenciar a companhia da concorrência. Buscando cada vez mais melhorar a qualidade e o atendimento, adotou a medida de ressarcir o cliente em 1% do valor do pedido para cada dia de atraso, visto que seus principais clientes são agências de publicidade com prazos apertados. Além de fornecer orçamentos em até uma hora. Isto se deve a uma planilha de orçamento onde estão detalhadas todas as etapas do processo, visualizando custos e tempo de execução do trabalho, enquanto a maioria da concorrência elabora orçamento manualmente. Tais aspectos de diferenciação surgiram da postura adotada pela empresa em escutar as reclamações dos clientes sobre seus antigos fornecedores. “Quando um cliente novo nos procurava com pouco prazo de entrega porque seu fornecedor atual não consegue atender suas necessidades, percebíamos que ali estava nossa oportunidade”, diz Lourival. Ele soube como poucos ir em busca de novidades para atender as necessidades de seus clientes.
A Petink Industrial e Comercial Ltda. é uma empresa que pode ser considerada de porte pequeno se comparada às grandes que existem no mercado. Entretanto, é uma empresa com capacidade de atender grandes clientes – Redecard, Petrobras, Ambev, Estadão, Metalfrio, Ri Happy, entre outos – através de muito profissionalismo e organização. A transparência e conduta exemplar no empreendimento serigráfico vêm proporcionando o merecido reconhecimento da empresa. Recebeu em 2001, o reconhecimento pela Revista Empresário Serigráfico como “A Empresa do Ano e Modelo de Empreendimento no Setor de Serigrafia”. Foi ainda alvo de matérias em programas de TV e diversas revistas ao longo dos últimos anos. Mas o principal reconhecimento está na perfeita integração entre funcionários, fornecedores, clientes e a própria empresa.
Há 18 anos no mercado, a empresa tem como principal foco renovar a cada instante sua maneira de atuação, investindo no que há de mais importante para minimizar suas falhas e potencializar suas qualidades, trabalhando apenas com produtos biodegradáveis que não agridem a natureza. Faz parte dos planos futuros da empresa um estudo sobre o mercado externo com um projeto de viabilidade para exportar ou montar uma filial na Espanha. Outra meta e realização pessoal dos sócios é contratar deficientes mentais para trabalhar na empresa.
Lourival Mariano vislumbra saltos que vão muito além da sua empresa e do segmento serigráfico. Acredita que sua missão seja criar um modelo de administração que possa ser implantado em qualquer tipo de empresa, onde qualquer funcionário, independente de função e salário, consiga realizar seu projeto de vida. Sua disposição para apreender lhe proporcionou uma visão real do verdadeiro líder. Sua trajetória é um excelente exemplo de que mesmo que o empresário contrate especialistas é importante que ele tenha noções de marketing para construir o sucesso de sua empresa.
Empresa: Petink Serigráfica
Site: www.petink.com.br
Contato: atendimento@petink.com.br
Ramo de atividade: gráfica e sinalização
Funcionários: 32
Faturamento: R$ 4.5 milhões
Site: www.petink.com.br
Contato: atendimento@petink.com.br
Ramo de atividade: gráfica e sinalização
Funcionários: 32
Faturamento: R$ 4.5 milhões
0 comentários:
Postar um comentário